sábado, 1 de setembro de 2012

Causos aleatórios de uma vida - parte 1


São 15 para às 8 da manhã do primeiro sábado de setembro de 2012, que também é o primeiro dia deste mês. Já estou a mais de uma hora acordado. Na verdade uma de minhas gatas me acordou batendo em meu rosto para pedir comida. Dei o que ela queria, voltei para cama e desde então não consigo voltar a dormir. O que é bem estranho, porque ontem a noite fui direto do trabalho para pegar a estrada rumo a Blumenau,  para festejar o aniversário de uma das primas de minha esposa. Levamos duas horas para chegar lá e depois duas horas para voltar. Eu voltei dirigindo, chegamos eram quase duas da manhã, e como é Sábado, pow, eu poderia dormir até meio dia. Mas tudo bem, não deveria continuar mesmo, é um desperdício de luz do dia. Ouvi essa frase em um filme da Disney e gostei muito, achei engraçado. E outra coisa que eu não deveria desperdiçar são meus pensamentos. Você já teve a sensação de ter o seu cérebro fervendo? Não digo fervendo como algo desconfortável mas sim que ele não consegue sossegar. Seja por causa de uma ideia ou de várias. E é por isso que estou escrevendo isso.

Nesta manhã meu cérebro fervia com o que ferve, acredito eu, o cérebro de todas as pessoas. Acumular dinheiro. Estive planejando de entrar em contato com algum banco e conversar com alguém para verificar uma forma de investimento que me auxiliasse a fortalecer o hábito de guardar um percentual de minha renda de forma a acumular um bom valor a longo prazo. E ao imaginar a conversa com o gerente do banco ou quem quer que fosse logo me veio a mente um dos causos de minha vida que me deixou decepcionado com o Bando do Brasil. Vou contar pra vocês:

Um belo dia minha digníssima esposa e eu decidimos que deveríamos tornar a conta dela uma conta conjunta comigo. Então fomos até a agencia do BB referente a dita conta para realizar os procedimentos. O atendente, que foi muito prestativo, educado etc e tal; ou seja, foi profissional, perguntou se eu também era cliente do Bando do Brasil, respondi que sim, o atendente reagiu positivamente o que me levou a crer que este fato iria facilitar os procedimentos. Ledo engano, o fato simplesmente revelou que a relação de um banco ou do Bando do Brasil, é a relação cliente/fornecedor mais esquisita do mundo. Por falta de palavra melhor, é a mais esdrúxula.

Desconsiderando todo um histórico de coisas boas e facilidades que o banco possa ter oferecido em minha vida e principalmente a alta tecnologia dos anos 2000 (do qual nossa infância esperava por carros e skates voadores), isso sim é o que me deixa mais indignado; o BB então prefere atravancar o relacionamento optando pela tão mal falada e culpada de grandes atrasos deste país, BUROCRACIA, ou devo dizer como aprendi com um professor, BURRO-cracia. Os meus dados registrados na outra agencia do BB não servia para o procedimento de transformação da conta de minha esposa em uma conta conjunta. E o banco teve a cara de pau, de solicitar que eu fosse até a agencia de minha conta para atualizar os meus dados. Nós até fomos lá, esperamos mais um pouco na fila para então ouvir outros dois absurdos:

1- O tipo de folha de pagamento que eu apresentei não era aceito pela AGENCIA.
"WATAH...." Uma folha igual todas as outras que já vi, com todas as informações essenciais como, CNPJ da empresa, meu CPF, meu salário, etc e tal

2- As outra agencias do BB poderiam até aceitar aquele tipo de folha de pagamento mas aquela não.
Que raios de instituição nacional é essa que dentro da uma mesma cidade, suas agencias separadas por no máximo Um quilômetro e meio não tem um padrão de comportamento, procedimentos, regras e tratamento do cliente?

Resultado:
Minha esposa e eu não fizemos a alteração que desejávamos e não iremos mais fazer. Porque o BB é ótimo para muitas coisas, até o momento em que você precisa ir pessoalmente resolver algo. Ai fica tudo enrolado e mais difícil do que resolver sozinho.
Outro resultado ruim é que agora quando penso em investimentos eu não penso mais no Banco do Brasil. Porque ao pensar nisto, eu penso em pedir orientação, que requer lidar com pessoas dentro do BB, que vai enrolar tudo e vou perder tempo, e vou sair de lá insatisfeito.

Mas apesar de tudo isso, continuo sendo cliente do BB. Mas quer saber porque? Por conveniência. Porque a maioria de minhas transações financeiras esta envolvida com outros clientes do Banco do Brasil, como meu patrão, que por sinal esta negociando o uso de conta salário dos funcionários dele com outro banco.

Resumindo, meu relacionamento com o BB para o resto de minha vida não vai passar de uma poupança que sequer vai acumular mil Reais. E quando chegar o momento em que eu puder fazer investimentos mais interessantes, eu irei procurar outro banco. Na verdade até mesmo para simplesmente melhorar meu hábito de poupar eu irei procurar outro banco.

Passar bem BB.

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