terça-feira, 5 de junho de 2012

WhatsApp e Instagram são usados para golpe no Android


A empresa de antivírus ESET acaba de publicar seu relatório mensal sobre as principais ameaças à segurança da informação na América Latina. Segundo a companhia, no mês de maio os destaques forams os ataques voltados ao sistema operacional Android.



De acordo com os pesquisadores, a plataforma enfrentou duas principais ameaças: uma aplicação que aproveita uma vulnerabilidade do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp Messenger e um novo caso de Trojan de SMS.

Apesar da vulnerabilidade do WhatsApp já ter sido identificada há quase um ano, em maio foi descoberto um aplicativo malicioso batizado de WhatsApp Android Sniffer. A ferramenta permite que pessoas mal intencionadas acessem todas as mensagens trocadas pelos usuários do serviço, quando os mesmos utilizam uma conexão Wi-Fi.

"A melhor forma dos usuários evitarem esse tipo de ataque é não utilizar o WhatsApp Messenger em redes Wi-Fi públicas”, pontua Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

A companhia também identificou um golpe voltado ao popular aplicativo Instagram para smartphones Android. Trata-se de um Trojan de SMS que tenta persuadir o usuário a se inscrever em um serviço Premium, no qual ele autoriza o envio de mensagens curtas de texto.

Em maio, o sistema do Google também foi vítima do primeiro malware que utiliza estratégias de drive-by-download  para Android. Esta é uma técnica que permite infectar usuários que simplesmente acessam um site projetado especificamente à plataforma. Quando o usuário navega na página maliciosa, ele automaticamente começa a baixar a ameaça, que é identificada pelo sistema operacional como uma atualização que deve ser autorizada.

“Desde o final de 2011, a ESET tem alertado para o aumento da incidência de ataques voltados a smartphones e tablets que utilizam o Android”, pontua Camillo Di Jorge. “Este é um movimento natural, relacionado ao próprio crescimento no número de usuários do sistema operacional para dispositivos móveis, o que chama a atenção dos cibercriminosos”, conclui.

Na loja de aplicativos do Android, a Google Play, é possível baixar antivírus para o sistema operacional.


Fonte da cópia =P: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/whatsapp-e-instagram-sao-usados-para-golpe-no-android

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por comentar