sábado, 10 de março de 2012

Pré-Carregamento Modifica Estatíticas em Favor do Chrome


Desde sua versão 13, o navegador Google Chrome – desenvolvido pelo Google – conta com o recurso de pré-carregamento (pre-rendering, em inglês) de páginas. Para que o carregamento de uma página não demore muito, o computador, num momento de pouca atividade, carrega várias
páginas dentre as mais acessadas e as armazena em cache. Dessa forma, ao acessar a página, o usuário tem a impressão de que o acesso foi mais rápido: na verdade, a página já estava carregada e salva em seu computador.

Para nós, usuários, é uma solução interessante e não há nenhum problema. Para as empresas e sites que trabalham com estatísticas, no entanto, não se pode dizer o mesmo. Toda vez que uma página é acessada pelo Google Chrome e pré-carregada, esse acesso é contado. E nem todas as vezes em que a página é pré-carregada pelo browser ela está realmente sendo lida pelo usuário. Ou seja, o browser acessa mais vezes a página do que as vezes em que você realmente a lê, gerando mais contagens do que acessos reais.

Isso faz com que algumas estatísticas sejam calculadas de maneira errada. A grosso modo, como os sites contam mais acessos originados pelo browser do Google, quando é feita uma estatística de número de acessos por cada browser, o Google Chrome leva uma pequena vantagem.

O site NetApplications – referência em estatísticas online – já modificou o seu sistema de contagens. A partir do mês passado, a contagem não será mais feita no carregamento (download) da página e de seu conteúdo pelo browser do usuário. A contagem será feita somente quando o usuário realmente acessar aquele conteúdo, ou seja, ler a página.

Sistema de pré-carregamento do Google Chrome confunde estatísticas

Mesmo assim, a diferença dos resultados é bem pequena: as estatísticas de fevereiro mostram que 52.84% dos usuários utilizam o Internet Explorer, seguidos por 20.92% do Mozilla Firefox e 18.9% do Google Chrome. As estatísticas de dezembro, com o método de contagem antigo, mostravam que o browser do Google era usado por 19.11% dos usuários.

Fonte: http://under-linux.org/pre-carregamento-modifica-estatiticas-em-favor-do-chrome-4487/#ixzz1odXOYjwu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por comentar