segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Instalando HD novo no Ubuntu

O princípio é muito simples. Abre o gabinete da máquina, parafusa o HD, conecta os devidos cabos e religa a máquina.

Até ai tudo bem, tranquilo. Mas depois de iniciar o sistema o novo HD não fica assim tão fácil de encontrar.

É preciso formatar ele e para isso você vai precisar do cfdisk, que formata pela linha de comando, ou do Utilitário de unidades que fica em Menu >> Sistema >> Administração, ou ainda o GParted, que me foi uma escolha mais interessante. Você pode instalar ele pela Central de Programas do Ubuntu.

Formatado no novo HD, ele vai passar a aparecer no painel esquerdo do Nautilus, sendo possível assim montar o novo HD com um simples clik.

Só que o inconveniente é ter que fazer isso sempre que ligar a máquina, a solução para isso é registrar este novo HD no /etc/fstab.

O que eu demorei a entender deste aquivo é o que escrever nele. Tudo bem que tem uma explicação comentada nas primeiras linhas deste arquivo, mas para alguém com o inglês meio capenga como o meu, foi preciso dar uma pesquisada. Isso porque a configuração dele este mais ou menos assim:


# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=e0cd5c5e-0f0b-4da2-abc2-9ceb7b7f5ee4  /            ext4  errors=remount-ro
A minha dúvida era, aonde encontrar este belíssimo  UUID.
Simples, esta escrito no começo do arquivo /etc/fstab. Basta você digitar o comando:
sudo blkid -o value -s UUID
Isso vai listar o UUID de cada unidade de armazenamento de seu sistema. Dos vários listados, para saber qual é o UUID do novo HD, você vai por eliminação, comparando com o que já tem registrado no /etc/fstab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por comentar