segunda-feira, 28 de março de 2011

Desmontando e limpando um Compaq Presario C720 BR

Seu Compaq Presario C720 BR ou Compaq Presario C700 anda esquentando muito e em pouco tempo?

Então esta na hora de abrir ele e tirar toda a sujeira do cooler e da saída de ar.

Você vai precisar de coragem, fé em Deus, (Sim, eu fiz uma oração. E valeu muito a pena) fé em si mesmo, pelo menos uma chave philips 1/8 x 3" (vc não entende esta medida? Nem eu, só sei que é bem fina), uma lanterna (pelo menos eu preciso), uma pinça e pincéis de maquiagem. E vale apena frisar, que eles nunca tenham sido usados. Você não vai querer trocar a poeira por pó de maquiagem dentro de seu note.



Ao retirar os parafusos da parte de baixo do note, você não precisa se preocupar muito em memorizar a posição deles. Com poucas exceções todos tem o mesmo tamanho.

As exceções são:
Dentro da cavidade da bateria, 4 parafusos bem curtos;
Na beirada da entrada da gaveta do leitor de CD/DVD 2 parafusos bem curtos;

1, Ligue o seu note, e abra/destrave a porta do CD/DVD. Isso irá facilitar a retirada da gaveta. Desligue seu note e vire-o do contrário, com o fundo voltado para cima. Observe que próximos dos parafusos existem desenhos em baixo relevo, que representam a localização:
Do HD, das placas de memória RAM, do teclado, da gaveta do CD/DVD e setas que indicam os parafusos que seguram a estrutura geral.

2, Localize o parafuso que prende a gaveta do CD/DVD para retira-lo. E então com calma e jeitinho, retire a gaveta do CD/DVD. Isso irá revelar dois parafusos curtos que fazem parte da firmeza da estrutura geral.

3, Agora abra a tampa que esconde as placas de memória RAM. Isso é necessário para revelar um parafuso que prende o teclado.

4, Retire todos os parafusos exceto os da tampa do HD.

5, Com a tampa do monitor aberta e com muito cuidado, retire o teclado. Um cabo tipo flet, continuará preso. Para retira-lo, observe que há pequenas travas nas laterais da entrada de conexão. Empurre-as horizontalmente com calma para destravar o cabo que conecta o teclado.



6, Retire o painel plástico que fica próximo do monitor. É o que contem os botões para ligar e desligar o seu note, a placa de rede sem fio e também o led que indica o Num Lock. Um cabo tipo flet, próximo do botão que liga o note, ainda o mantém preso. Para retirá-lo faça o mesmo que foi feito com o cabo do teclado.

7, Agora foram revelados os parafusos que prendem o monitor na base do note. Retire-os, bem como o monitor.




8, Retirado o monitor, será então possível retirar o painel plástico maior, revelando uma das faces da placa mãe e o cooler. Ele é fácil de ser retirado e de ser desmontado e remontando, facilitando muito a limpeza.
Ao lado do cooler você verá uma espécie de radiador, que provavelmente estará entupido de poeira, praticamente um tapete obstruindo a saída de ar. Esta camada mais grossa pode ser retirada com a mão mesmo, e os pincéis ajudarão a retirar o pó de entre as frestas do radiador.



Para remontar o seu note basta seguir estes passos na ordem inversa. Não será muito desafiador depois de passar pelo desafio de te-lo desmontado.
Realizando este procedimento você economizará pelo menos uns 90 Reais, que é aproximadadmente o valor cobrado aqui na região de Joinville.

Você vai perceber a diferença imediatamente. Seu note vai ficar bem mais silencioso e muito menos quente.
Peço desculpas pelas poucas fotos. Daqui um tempo ele certamente ficará sujo novamente e vou limpa-lo mais uma vez. Então baterei mais fotos para ilustrar melhor este mesmo post.


E quero prestar também meus sinceros agradecimentos ao Pai Celestial e a minha esposa.
A Ele por ter me mostrado que posso pedir-Lhe ajuda, até mesmo para situações não muito espirituais e pouco ou nada ligadas ao Seu Reino.
A minha esposa que me lembrou de fazer uma oração minutos depois de ter iniciado este processo de limpeza.

Vai aqui também um agradecimento ao leitor André da Silva que contribuiu enviando novas fotos para melhorar o post. Em breve atualizarei com mais fotos que ele me enviou e farei comentários, bem como as posicionarei melhor no post.





6 comentários:

  1. muito boa a eplicação,mas ficquei com uma duvida:"é pra retirar toda a quela parte que incliu o mouse ou é só pra retirar a parte onde fica o botão de liga e deliga o not?
    aguardo respostas!
    obg.

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado pela visita e pelo comentário que enriquece muito o blog.

    Respondendo a sua pergunta, sim, é preciso retirar toda a parte que inclui o mouse.

    ResponderExcluir
  3. eu estou muito grata pela sua ajuda
    vlw funcionou ,vc é otimo,explica muito bem,mesmo não tendo o video ou mais imagens,:)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo esclarecimento, valeu, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado!! Ajudou e muito!

    ResponderExcluir

Grato por comentar