Laboratório do MIT usa materiais baratos para espalhar internet na África e Oriente Médio. E isso pode chegar à sua casa
por Ingrid Tavares
ALTAS
CONEXÕES: O afegão Said-Jalal (esq.) e o pesquisador americano Steve
A., integrantes do projeto, juntos a uma parabólica montada por eles
Para fazer a gambiarra, é preciso improvisar uma antena parabólica e acoplar a ela um roteador comum. O aparelho envia o sinal por radiofrequência até uma segunda antena, também rudimentar. Quanto mais parabólicas instaladas, maior a nuvem de sinais e mais gente pode se conectar. Hoje, o projeto tem 45 centrais de distribuição de internet livre no Afeganistão e 50 no Quênia, onde a iniciativa já conectou três cidades inteiras. Mas Amy Sun quer espalhar mais as redes — e até ensina você a fazer uma. Confira o passo a passo abaixo.
GERAÇÃO MACGYVER 2.0 | Arregace as mangas para montar sua rede wi-fi em casa

Baixe no site do projeto (fabfi.fablab.af/distribution) os moldes para a antena. Risque-os em uma superfície lisa de madeira.
Corte a madeira seguindo as formas marcadas. Use o triângulo como base. Encaixe os arcos na perpendicular, como mostra o desenho.
Grampeie uma tela de arame na base superior de madeira, de forma que cubra toda a parte interna da antena. Estique-a bem para não formar ondas.
Coloque o roteador dentro de um plástico (para se precaver de chuvas) e apoie-o em um dos arcos. Configure-o seguindo as instruções do fabricante.
Ligue o roteador na bateria do carro. Vire sua pequena antena para o centro do arco. Mire a parabólica para outra como ela. O sinal viaja até 10 km.
Totalmente copiado de: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI268194-17933,00-WIFI+DE+SUCATA.html
Esta ai o link clicável, todos os direitos são da revista Galileu. E se me incomodarem eu apago, fazer oque.